Passo a passo para você assinar um documento PDF com certificado digital
Você pode assinar um documento digitalmente com valor legal, como uma assinatura de próprio punho, só que no mundo virtual. A assinatura digital possibilita que qualquer pessoa assine documentos no meio eletrônico com validade jurídica. E para isso, você só precisa ter um Certificado Digital ICP-Brasil e o leitor de documentos PDF, Adobe Acrobat Reader instalado em sua máquina.
Vamos te mostrar como funciona:
1 - Primeiro abra o documento que deseja assinar usando leitor de PDF e clique em Ferramentas:
2 - Depois selecione a opção Certificados
3 - Selecione Assinar Digitalmente:
4 - Com o cursor do mouse, segurando botão esquerdo e arrastando o mouse, marque a região que queira inserir a sua assinatura e em seguida clique em Não:
5 - Vai abrir uma janela para você escolher o certificado digital referente ao titular da assinatura, podendo ser um certificado pessoa jurídica, se o documento a ser assinado assim exigir. Selecione o certificado correspondente, em Mais Opções é possível localizar outros certificados, caso você tenha mais de um disponível em sua máquina.
6 - Em seguida confirme a titularidade da assinatura. Você poderá bloquear o arquivo assinado, caso tenha mais alguma assinatura, o bloqueio pode ser feito após todas as partes assinarem. E por fim Assinar o documento com seu certificado digital e senha.
7 - Pronto! Documento assinado com validade jurídica e autenticidade:
Muito fácil, agora aproveite e agilize seus processos assinando digitalmente!