Algumas dicas para você conferir antes de emitir seu Certificado Digital A1
Você comprou um Certificado Digital A1?
Nós temos algumas dicas para você:
O certificado digital tipo A1 permite criar cópias de segurança. Então aproveite e faça ao menos uma cópia do seu certificado. Pois caso você tenha instalado seu certificado em apenas um computador, sem cópias salvas, e a máquina for formatada, roubada ou simplesmente estragar, você não terá como recuperar seu certificado, sendo necessária nova aquisição. E tendo uma cópia salva, bastará importa-lo novamente. Se quiser criar cópias, segue o passo-a-passo abaixo:
Após emissão do certificado um arquivo .pfx será salvo na área de trabalho,
Você irá fazer a importação do certificado na máquina e neste momento irá configurar para possibilitar a criação de cópias de segurança. Para isto, abra o arquivo para ingressar no Assistente para Importação de Certificados:
Após, escolha um local da máquina que está sendo instalado, para salvar uma cópia.
Em seguida será solicitada a senha que você cadastrou na emissão e neste momento você deve marcar as duas opções conforme destaque:
Feito isto, pode manter a opção Selecionar automaticamente:
E concluir
Pronto, certificado importado na máquina local que você está operando.
A partir de agora você poda criar as cópias de segurança, salvando este arquivo em outros computadores, mandando-o como anexo por e-mail, salvando em pen drive ou na nuvem.
Outra dica que damos, é que você guarde bem a sua senha, pois para sua segurança, nós ou a Certisign não teremos acesso, não sendo possível recuperá-la, caso seja esquecida. A sua senha é muito importante, não divulgue, caso opte por mandar o certificado por e-mail, não escreva a senha neste mesmo e-mail, mande de outra forma, para evitar que terceiros tenham acesso a sua identificação e ainda com a senha.
Aproveite seu certificado!